Pacote de serviços da conta-corrente: Vale a pena? Como cancelar?

Segundo o Banco do Brasil, “pacote de serviços” — também conhecido como tarifa de manutenção da conta — é um conjunto de serviços cuja mensalidade é sempre de valor inferior à soma das tarifas avulsas, moldado para atender a determinado perfil de consumo.

O problema é que nem sempre o cliente faz uso dos serviços por ele pagos, ou faz uso de serviços não contemplados no pacote. Essas duas hipóteses derrubam qualquer vantagem de se obter certo número de serviços por um valor inferior à soma das tarifas avulsas. Exemplo prático:

Uma pessoa paga por um pacote que lhe permite realizar, por mês, 10 saques, 5 extratos e 20 transferências para contas do mesmo banco. Suponhamos que o valor do pacote seja R$ 20,00, e que se a pessoa realizasse todas as transações mencionadas de forma avulsa, pagaria R$ 30,00. Até aí, totalmente viável a opção pelo pacote!

Mas imaginemos, agora, que essa pessoa realize, mensalmente, apenas 2 ou 3 saques, tire 1 ou 2 extratos, 2 transferências para contas do mesmo banco e 1 transferência para conta de outro banco (TEC/DOC) via celular ou autoatendimento. Considere que, segundo tabela de tarifas pessoa física do Banco do Brasil vigente, o valor do TED/DOC nas condições anteriormente descritas é de R$ 9,70.

Pasme, mas o valor da tarifa, nesse mês, passaria para R$ 29,70! — R$ 20,00 do pacote, que são cobrados independentemente de a pessoa fazer uso total ou parcial dos serviços, mais R$ 9,70 do TEC/DOC, que seria cobrado de forma avulsa, já que não faz parte do pacote ilustrado. Caso a pessoa não optasse pelo pacote e pagasse suas transações de maneira avulsa, nesse mês seriam tarifados R$ 9,70 pelo TED/DOC somente.

Outra desvantagem do pacote, no caso de pessoas que realizam pouca ou nenhuma transação, é que o valor do pacote é pago mesmo que nenhum serviço seja utilizado. Entretanto, existe uma opção que permite ao cliente não pagar absolutamente nada caso os serviços bancários consumidos não ultrapassem certo limite — pagando apenas pelo que efetivamente consumir. Entenda:

images (1)

Todos os bancos são obrigados a oferecer um “pacote de serviços gratuito” denominado “Serviços Essenciais” — por determinação do Banco Central (resolução 3.919/10). Esse pacote oferece, mensalmente, dentre outros serviços, 4 saques, 2 transferências para contas do mesmo banco e 2 extratos (saiba mais aqui). Os serviços não oferecidos pelo Pacote de Serviços Essenciais e os que excederem a quantidade estipulada serão tarifados de forma avulsa, conforme tabela de tarifas vigente. Porém, do cliente não será cobrado nada que ele não tenha utilizado (ao contrário do que ocorre com os pacotes!).

Após fazer suas continhas e constatar se é mais interessante pagar mensalmente por um pacote, ou por serviços avulsos quando fizer uso destes, conheça os procedimentos para realizar o cancelamento do pacote mensal de serviços de sua conta-corrente no Banco do Brasil. Em outros bancos o procedimento não deve ser muito diferente. Lembrando que para bem decidir entre um pacote de serviços “pago” e o pacote de serviços “gratuito”, os principais pontos a observar são:

identificar qual é o seu pacote de serviços atual;

Algumas alternativas práticas para isso são o internetbanking e o autoatendimento em caixas eletrônicos. Para isso, procure por “Tarifas” > “Consultas” > “Modalidade do Plano”. Caso haja dificuldade, é possível também buscar essa informação diretamente nas agências ou pelo SAC.

verificar quais são os serviços contemplados por seu pacote de serviços;

Identificado o seu pacote de serviços, o próximo passo é buscar no site do seu Banco informações sobre tal pacote. No caso do Banco do Brasil, essas informações podem ser encontradas em:

Nesses links, é possível saber por quais e quantos serviços você está pagando em seu pacote BB.

saber qual é o seu nível de consumo e traçar suas necessidades.

Conhecer seu próprio consumo é crucial para concluir sobre a pertinência de continuar pagando pelo pacote atual, trocar de pacote ou aderir aos Serviços Essenciais. Esse passo é possível realizar no internetbanking, no autoatendimento, nas agências (não aconselho este meio pela falta de praticidade/burocracia exagerada), canais de atendimento BB ou aplicativo para smartphone. Para isso, você deve seguir um caminho parecido ao utilizado no passo 1: “Tarifas” > “Consultas” > “Pacote de Serviços e Tarifas”.

Tomada ciência dessas informações, você saberá de qual forma terá suas necessidades atendidas pagando o menor preço.

Se decidir aderir aos Serviços Essenciais, no caso do Banco do Brasil, basta cancelar sua adesão ao seu pacote atual pelo internetbanking (é necessário ter realizado o desbloqueio de senha pelo autoatendimento para realizar transações financeiras). Caso não queira utilizar esse meio, pode também fazer a adesão aos Serviços Essenciais diretamente pelo autoatendimento ou na agência, conversando com um escriturário. Neste caso, é preciso ter a sorte de ser atendido por alguém bem-informado, pois pode acontecer de o funcionário não conseguir atender à sua solicitação, seja por desinformação, seja por má-vontade.

Caso tenha problemas no internetbanking, no autoatendimento e também no atendimento presencial, é possível ainda contatar o SAC no 0800 729 0722 e fazer a solicitação de adesão aos Serviços Essenciais. Lembre-se de manter anotado o número de protocolo da solicitação. Caso seu pedido não seja atendido em nenhum dos canais, poderá ser feita uma notificação ao Procon e/ou Banco Central.


images

E aí?! Deixe nos comentários o que você acha dos Serviços Essenciais! Vale a pena? Espero que com a leitura você consiga responder a essa questão, afinal a resposta é, literalmente, sua!

Abraços e boa escolha!

Uma resposta em “Pacote de serviços da conta-corrente: Vale a pena? Como cancelar?

Com você, a palavra! :)