Sobre

SobreEm 2012, ano em que iniciei o curso de graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), uma das primeiras disciplinas que cursei propôs que fosse criado um blog para a postagem das atividades solicitadas pelo docente da matéria (saudoso professor Icó, de Psicologia Organizacional).

A ideia era que, ao fim do semestre, cada aluno tivesse um blog recheado com os assuntos estudados ao longo do período (como, por exemplo, resenhas de filmes, cultura organizacional, brainstorming, psicodrama, gestalt, behaviorismo, psicanálise, dialética, enfim, muita coisa freudástica – no bom sentido, se me permitem o trocadilho) e, no final das contas, o professor pudesse acompanhar o desenvolvimento das atividades da turma rápida e facilmente através de alguns cliques.

Apesar de eu ter perdido aquele blog – infelizmente sem ter salvo o seu conteúdo – essa foi a faísca que deu origem ao Estudante Contábil (EC). Pretendo ainda fazer uma boa revisão dos assuntos listados acima e compartilhar por aqui… quem sabe?

Já no EC, a pretensão era que as atividades de cada disciplina fossem sendo postadas, como forma de ajudar os colegas de curso que certamente passariam pelas mesmas atividades, possivelmente com as mesmas dúvidas. Tipo uma monitoria voluntária. E nesse sentido foram postados os dois textos que mais receberam visitas: Contabilização de ICMS sobre vendas e sobre compras e Atos e Fatos Administrativos/Contábeis. Este sendo um assunto mais básico da disciplina Contabilidade Introdutória e aquele sendo um pouco mais intermediário, da disciplina Contabilidade Empresarial/Comercial. Fui monitor de ensino dessas duas disciplinas na UNEB e pude auxiliar a calourada rs, quero dizer, os colegas mais novos, no entendimento de tais assuntos, como também tento aqui no blog.

Mas como nem tudo são flores, não pude dar a devida atenção ao site, motivo pelo qual os posts estão escassos. Pretendo, no entanto, assim que possível, dar uma turbinada e rever vários assuntos que estão pendentes. Irei postando-os assim que possível. E não se trata apenas de assuntos estritamente contábeis, como também temas de disciplinas correlatas ou atualidades que interessam não somente a estudantes de contabilidade.

Nesse sentido, já se encontram alguns posts mais antigos, como, por exemplo Assédio EleitoralPirâmides Financeiras (editado durante um momento em que houve um estouro de diversas empresas autodenominadas “Marketing Multinível”), além do primeiro post do EC, sobre os Tipos de Conhecimento (motivado por uma pequena atividade da disciplina Metodologia Científica lá pelo segundo semestre, ainda em 2012).

Espero que este espaço proporcione uma discussão rica entre os participantes e sirva como auxílio a quem necessitar. O respeito pelas opiniões deve ser regra, e as críticas devem ser coerentes e respeitosas, visando sempre o aprimoramento sadio das ideias. Valeu!

Posts Recentes

Precisamos falar sobre a reforma administrativa

A carreira de contador público pode ser considerada como típica de Estado? Os contadores públicos serão afetados pela reforma administrativa?

A pergunta que não quer calar…

Continuar lendo

  1. A SÍNDROME DO COPIA E COLA (Por Edgard Murano) 1 Resposta
  2. Pacote de serviços da conta-corrente: Vale a pena? Como cancelar? 1 Resposta
  3. As tarefas da educação (por Rubem Alves) Deixe uma resposta
  4. A Educação a Distância e o Desafio da Aprendizagem Deixe uma resposta